Sobre o Projeto

O mapa das favelas apresenta uma variedade de conteúdos e serviços gratuitos ou de valor simbólico voltados para a saúde mental da população das favelas ao redor do Brasil.
Sabemos que, muitas vezes, a saúde mental é um recurso de acesso difícil e um cuidado distante da realidade, já que nas favelas existe uma grande parcela de pessoas que vivem em situação de exclusão ou vulnerabildade social (que apresentam dificuldade na inserção no mercado de trabalho, alto indíce de desemprego, evasão escolar, entre outros).
O objetivo é construir pontes de conexão e cuidado, por meio do oferecimento de suporte e acesso às redes de apoio efetivamente dispostas a acolher e ajudar.
Conhece algum projeto legal, manda para a gente!
Essa iniciativa é uma parceria entre o Instituto Vita Alere e o Google.

Tem mapa presencial na sua quebrada!

Quer conhecer mais lugares de atendimento gratuito em saúde mental? Aqui você vai encontrar diferentes locais que oferecem atendimento gratuito, voluntário ou a valores acessíveis em saúde mental.

Sugerimos que entrem em contato diretamente pelos canais de comunicação dos locais citados aqui. Nós não conseguimos agendar consultas ou alterar o tempo para atendimento.

Mas se preferir, tem online também

Aqui tem locais ou instituições que oferecem ajuda de maneira online.

Conhece alguma que não está aqui? Manda para a gente! Juntos podemos ampliar essa rede de apoio e cuidado!

Público Alvo: Pessoas em situação de pobreza

Serviços ofertados: a CARE é uma organização humanitária que está presente em 94 países. Sua missão é salvar vidas, erradicar a pobreza e ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social, com foco nas mulheres e meninas. Em situações de emergência, a organização fornece comida, abrigo, água potável e produtos de higiene para pessoas que são afetadas por crises humanitárias.

Site / E-mail: https://care.org

Serviços ofertados: Pessoas em situação de pobreza

Serviços ofertados: O que faz: a organização está presente em 120 países e tem o objetivo de defender os direitos das crianças. A Save The Children responde a situações de emergência provocadas por desastres naturais, fome, guerras ou surtos de doença. Uma das prioridades desta ONG é a educação, cuidados de saúde e o combate à pobreza infantil.

Site / E-mail: https://savethechildren.org

Público Alvo: Famílias pobres e moradores das favelas

Serviços ofertados: Trabalhar com as pessoas pobres e excluídas para superar a pobreza e a injustiça

Site / E-mail: www.actionaid.org.br

Público Alvo: Moradores da favela

Serviços ofertados: A ONG – Organização Não Governamental Favela é Isso Aí é uma associação que surgiu como fruto do Guia Cultural de Vilas e Favelas, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio e publicado em agosto de 2004. O Guia apontou que a arte nas vilas e favelas desempenha papel fundamental na elevação da auto-estima, inclusão social e combate à violência. A organização foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação das ações de arte e cultura da periferia. A ONG tem também o intuito de contribuir para a redução da discriminação em relação aos moradores de vilas e favelas, promover geração de renda para as artistas, ajudar a prevenir e minimizar a violência, melhorar as condições do fazer artístico e acesso ao mercado cultural.

Redes Sociais:

Site / E-mail: falecom@favelaeissoai.com.br

Público Alvo: Crianças e adolescentes

Serviços ofertados: Pipas Conectadas é um projeto de arte e tecnologia, que busca transformar a cultura de ‘’soltar pipa’’ nas favelas do Rio de Janeiro em uma experiência digital que gera novas formas de lazer e conexão social. Através de uma série de workshops colaborativos, os participantes integram aparelhos eletrônicos de pouco peso em suas pipas para capturar dados de movimento e gerar imagens gráficas. Esses elementos viram o ponto principal para uma experiência online, na qual os participantes se conectam para comparar as imagens gráficas geradas por suas pipas.

Site / E-mail:

Público Alvo: Mulheres e crianças

Serviços ofertados: Organização sem fins lucrativos que realiza, há 12 anos, projetos socioculturais para promover o impacto social em favelas cariocas.

Site / E-mail:

Público Alvo: Moradores da favela

Serviços ofertados: A Insolar é um negócio social com a proposta de construir pontes entre o passado e o futuro, favelas e “asfalto”, empresas e ONGs, necessidades e soluções tecnológicas. Nossa missão é promover empoderamento energético em comunidades do Rio de Janeiro e do Brasil de forma que estas comunidades possam se abastecer com a energia infinita do Sol, liberando sua própria energia para a construção de um futuro mais próspero para seus moradores. Acreditamos que com muita colaboração e com o apoio das pessoas e organizações que compartilham nossa visão de mundo e de futuro, podemos construir comunidade mais solares e um país mais próspero com oportunidades para todos!

Site / E-mail:

Público Alvo: Associações de moradores, Lideranças comunitárias e Comissão de moradores

Serviços ofertados: Somos um projeto social propulsor de mudanças em favelas e subúrbios. Um projeto social colaborativo, multisetorial que integra ferramentas sociais e tecnológicas. Através do diagnóstico realizado conjuntamente com os moradores, desenhamos estratégias de ações que representem suas reais demandas e acompanhamos o desenvolvimento local que busca a auto gestão a partir de suas potencialidades.

Site / E-mail:

Vídeos instrumentais

Das dúvidas às informações. Assista a diferentes produções com conteúdo didático, crítico, dinâmico, reflexivo e informativo sobre saúde mental em diversas populações.

Biblioteca Digital

Ações legais de conhecer e participar.

Conheça as propostas em saúde mental que vêm sendo feitas por pessoas que fazem a diferença nas comunidades.

Se liga aí, comunidade

O que anda acontecendo nas favelas e quebradas que ajudam a promover a saúde mental de forma direta e indireta.

O que temos para vocês em números

0

Vídeos

0

Cartilhas

0

Campanhas e Iniciativas

Não podemos ajudar a todos,mas todos podemos ajudar alguém.

Aqui você tem voz, vez e parceria: conhece algum local, grupo ou instituição com atendimento voluntário ou gratuito online ou presencial e quer nos indicar?

Ou se você possui uma iniciativa, serviço, campanha ou projeto que colabora com o objetivo desse mapa, seja nosso parceiro e nos envie sua proposta.

O que fazemos

  • EDUCAÇÃO: Capacitações, Palestras, Treinamentos, Oficinas e Pós-graduação.
  • CONSULTORIA: Empresarial, Mídia, Institucional, Escolar e Hospitalar.
  • ATENDIMENTOS: Individual, Familiar, Grupos de apoio, Intervenções na crise, Posvenção.
  • CONSCIENTIZAÇÃO: Eventos, Lives, Campanhas e Publicações.
  • PESQUISA: Grupos de estudo, Pesquisa científica, Parcerias internacionais e Convênios Nacionais.

Vita Alere

O Instituto Vita Alere foi fundado em 2013, com a missão de promover a saúde mental do indivíduo, organizações, instituições e sociedade, com o foco na promoção de saúde mental, educação sócio emocional, prevenção e posvenção do suicídio e autolesão, sendo referência na área através do desenvolvimento de projetos, tratamento especializado, pesquisa e atividades de educação, suporte e apoio, com inovação, dedicação, respeito e cuidado. Vita e Alere vêm do latim, a primeira significa “vida” e a segunda “cuidar, nutrir”, portanto o Instituto trabalha para cuidar e nutrir a vida das pessoas através de ações voltadas para a saúde mental.

Tem por visão uma sociedade mais aberta e atenta à saúde mental dos indivíduos, organizações e da própria sociedade, onde a promoção da saúde mental seja um objetivo contínuo, reduzindo preconceitos, criando consciência pública, falando abertamente, valorizando a vida, promovendo formas mais saudáveis de se relacionar e enfrentar os sofrimentos existenciais, facilitando a recuperação e tratamento.

Em 2021 recebeu o prêmio “Criadores da Transformação” no TikTok Awards Brasil e recebeu da GHP (Global Health and Pharma) o prêmio de “Melhor Provedor de Serviços de Suporte e Prevenção do Suicídio” no Mental Health Awards 2022.

Nossa equipe

Karen Scavacini


Psicóloga; Mestre em Saúde Pública, na área de promoção de saúde mental e prevenção do suicídio pelo Karolinska Intitutet (Suécia); Doutora em psicologia pela USP; Presidente do Instituto Vita Alere de prevenção e posvenção do suicídio (www.vitaalere.com.br – @vitaalere); Representante do IASP (International Association for Suicide Prevention) no Brasil; Diretora científica da ABEPS (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio); Faz parte da Conselho Científico do CVV e é Coordenadora da Pós Graduação em Intervenção na Autolesão, na prevenção e posvenção do suicídio e autora de campanhas, livros e capítulos sobre o tema.

Milena Reis


Psicóloga Clínica, Especialista em Intervenção na Autolesão, na prevenção e Posvenção do suicídio.

Cofundadora e Idealizadora da @clinicapreta, clínica especializada em relações étnico raciais, um espaço para escurecer e aquilombar.

Franciele Sassi


Psicóloga e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Especialista em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto; Especialista em Prevenção e Tratamento de Dinâmicas Vinculares pela Teoria do Apego, ambos pelo 4 Estações Instituto de Psicologia de SP. Aprimoramento e Especialização (em andamento) em Prevenção e Posvenção do Suicídio pelo Instituto Vita Alere de SP.

Jalane Moura Maia Bezerra


Psicóloga Clínica e Escolar (UFBA). É especialista em Psicossomática pelo Instituto Junguiano da Bahia( IJBA).Mestra em Extensão Rural pela (UNIVASF) . Pós- graduanda em intervenção na autolesão, na Prevenção e na Posvenção do suicídio pelo Instituto Vita Alere. É membro do Instituto Vita Alere- de Prevenção e Posvenção do suicídio.

Bianca Barbosa do Vale


Assistente Social na Política de Educação Municipal de Araras onde é Servidora pública na Prefeitura Municipal de Araras-SP, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Unesp- Franca. Participa atualmente do grupo de pesquisas PRAPES – Práticas em Pesquisa: perspectivas contemporâneas.

Parceiros e apoiadores

Quer ser um parceiro ou apoiador? 

Entre em contato pelo formulário abaixo.

Fale conosco

Manda para a gente sua mensagem, história, comentário ou sugestão!