O que fazer durante uma crise
Crise?
Saiba o que fazer
Dicas práticas para lidar com uma crise.
Algumas dicas que podem ajudar
01
Respire fundo
Concentre-se na sua respiração. Inspire profundamente pelo nariz contando até quatro, segure o ar por alguns segundos e expire lentamente pela boca. Repita esse ciclo de respiração várias vezes para acalmar seu corpo e mente.
02
Foque no momento presente
Observe suas sensações físicas, como o toque dos pés no chão, as sensações de calor ou frio, e tente se conectar com o ambiente ao seu redor. Isso ajuda a trazer sua mente de volta ao presente e a reduzir a ansiedade.
03
Procure uma distração prazerosa
Tente ocupar sua mente com atividades que você goste. Pode ser ouvir música relaxante, ler um livro, assistir a um programa de TV engraçado, fazer um quebra-cabeça ou qualquer coisa que ajude a desviar o foco da ansiedade.
04
Faça exercícios de relaxamento muscular
Comece pelos pés e vá subindo, contraindo e relaxando os músculos de cada parte do corpo. Essa técnica de relaxamento progressivo pode ajudar a aliviar a tensão muscular associada à ansiedade.
05
Seja gentil consigo mesmo
Tenha paciência, reconheça que passar por crises pode ser difícil e trate-se com compaixão, assim como trataria alguém que gosta muito.
06
Busque apoio
Fale com alguém de confiança, como um amigo, uma pessoa da família ou profissional de saúde mental. Compartilhar o que você está sentindo pode ajudar a aliviar a ansiedade e receber apoio pode ser reconfortante.
07
Evite cafeína, estimulantes, álcool ou drogas
Eles aumentam sintomas de ansiedade e no caso do álcool e drogas podem diminuir a racionalidade, aumentar a impulsividade e piorar a crise.
08
Faça atividade física
Exercícios físicos, como caminhar, correr, dançar ou fazer yoga, liberam endorfinas e ajudam a reduzir os níveis de ansiedade. Encontre uma atividade que você goste e faça dela parte da sua rotina.
09
Tente entender os seus gatilhos
Reconhecer que algo te incomoda e pode levar a uma crise é importante. Entenda o que é ou não possível de ser mudado/controlado .
10
Monte seu plano de ajuda
Aqui no mapa você pode montar o plano de ajuda. Deixe ele em locais fáceis de serem achados para usar durante crises.
11
Se estiver com pensamentos autodestrutivos
Procure alguém que confia, ligue para o CVV e converse com seu médico ou psicólogo.
12
Saiba qual ajuda precisa
Conheça os locais disponíveis e indicados para cada tipo de risco. Clique aqui e encontre o seu.
Lembre-se de que essas são apenas sugestões e pode ser útil experimentar diferentes técnicas para descobrir o que funciona melhor para você. Se a ansiedade persistir ou se você estiver enfrentando crises frequentes e intensas, é importante buscar apoio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para uma avaliação mais completa e orientação adequada.